quinta-feira, abril 07, 2011

Conhecendo um pouco de Guiné-Bissau...


     Guiné-Bissau é um país da costa ocidental da África, faz fronteira ao norte com o Senegal, a leste e sudeste com a Guiné-Conacri e a sul e oeste com o oceano Atlântico. Além do território continental, integra ainda cerca de 80 ilhas que constituem o Arquipélago dos Bijagós. Foi uma colônia de Portugal até ser reconhecida independente pelo mesmo em 10 de setembro de 1974.
     Com uma área de 36 126 km², o país é um pouco maior que o estados de Alagoas e Sergipe no Brasil. O interior é formado por savanas e o litoral por planícies pantanosas.  O período chuvoso alterna com o período de seca, com ventos quentes vindos do deserto do Saara.  Situada aproximadamente a meia distância entre o Equador e o Trópico de Câncer tem um clima tropical, característicamente quente e úmido. Há duas estações distintas: a estação das chuvas e a estação seca, sendo as temperaturas muito elevadas durante todo o ano.

     

     A população atual de Guiné-Bissau é de 1,5 milhão de habitantes, constituída por mais de 20 etnias, com línguas, estruturas sociais e costumes distintos. Alguns grupos étnicos importantes são os balantas, os papéis, os fula, os mandiga, os manjacos e os mancanhas. A lígua oficial é a portuguesa, no entanto a língua veicular interétnica, ou língua social como chamam aqui é o crioulo.
     A estrutura etária do país é de 42% entre 0 – 14 anos, 55% entre 15-64 anos e de 3% acima de 65 anos. Sendo a expectativa de vida total da população de 49 anos, a taxa de mortalidade infantil de 130 mortes para cada 1000 nascimentos e a de nascimento 5,27  crianças por mulher.
 
    

 
     Guiné-Bissau segundo a ONU é o 6º país mais pobre do mundo, por isso depende principalmente da agricultura e pesca. As colheitas do caju aumentaram notavelmente nos últimos anos, e o país alcançou agora o sexto lugar na produção da fruta. Guiné-Bissau exporta peixes e frutos do mar e, também, quantidades pequenas de amendoins, de sementes de palma e de madeira. O arroz é a colheita e o alimento principal do país. Entretanto, a luta intermitente entre tropas senegalesas do governo e uma junta militar destruiu muito da infra-estrutura do país e causou os danos difundidos à economia em 1998. A moeda corrente é o Franco CFA, fazendo a equivalência para o Brasil, R$ 1,80 = 445 FCFA.


     Devido a guerra civil o país sofre muito com a questão da energia elétrica, sendo possível somente através de geradores, onde o custo se torna altíssimo, poucos tem acesso a esse bem; outra questão crítica é a água, a maioria das pessoas a conseguem através de poços e pouquíssimos a possuem encanada. Energia elétrica e água potável, indispensáveis a todos e artigo de luxo em Guiné.
     A religião predominante entre 50% dos guineenses são as crenças animistas, onde invocam os espíritos dos mortos e antepassados, realizando rituais de adoração e oferendas a Irã ( Diabo ); 45 % da população são islãmicos e apenas 5% são cristãos.
     
     Isto foi só um pouquinho do muito que conheceremos juntos desse país africano com um povo tão amistoso e alegre. 
    

3 comentários:

  1. Que maravilha!!!
    Vasos escolhidos, vidas que se doam para a causa de Deus....
    Que vcs continuem firmes na obra do Senhor e se deixem usar por nosso Deus.
    Continuem semeando pois a colheita será farta...

    Amo vcs...
    Titi

    ResponderExcluir
  2. Bí e Guigo...


    Já estou morrendo de saudades...
    E a Zane ainda não....

    Gostei muito das fotos...gostei mais ainda da bebezinha fofa...

    Que bom que vcs tem uma casinha legal...gostei muito da cor.

    Amo vcs.
    Estou orando por vcs.
    Muitos beijos
    Com amor e carinho
    Jenny

    ResponderExcluir
  3. É emocionante e admiravél a entrega e a fé que voçes demonstram, abrindo mao de tudo para ajudar al proximo. Que Deus os acompanhe os guie e os ilumine neste largo caminho que vcs decidiram tomar. Desde aqui minha admiraçao e apoio. Quisera Deus contar com mais pessoas assim. Um grande abraço pro casal Ellen

    ResponderExcluir