sexta-feira, abril 08, 2011

Chegou o dia...

       É agora vai... dia 29 de março, acordamos as 4:00 da manhã, nos arrumamos, carregamos as malas... fomos para o Aeroporto de Londrina - Paraná ( graças a Deus conseguimos um vôo barato que pudéssemos levar todas as nossas malas ), lá foram os últimos momentos que passamos com a Família... despedidas... sempre são complicadas.  Os últimos abraços, as últimas recomendações, os últimos olhares... neste momento as lágrimas são inevitáveis... não estaríamos separados pela divisa de um estado, mas, agora por um oceano todo... um outro continente nos aguardava... avós, tias, primos, sogro, sogra, cunhada, todos em uma única sintonia e sentimentos, um misto de dor e felicidade que era nítido no olhar... - Temos de ir!, foi a última frase que ouviram de mim ao chamar a Gabi para apresentar as passagens e passaporte... Mal deu tempo de lermos os cartazes de despedida que fizeram, mas que de longe vimos abertos ao subirmos as escadas para o avião... o que posso dizer... o coração já sente Saudades!!!  Dentro do avião pude sentir a emoção pela qual a Gabi estava passando... lágrimas rolavam... a abracei e disse: “Nosso sonho está pertinho de ser realizado”, ela balançou a cabeça afirmativamente e sorriu... às 6:00 partimos, o primeiro vôo da Gabi...


       Tínhamos uma conexão em Curitiba ficamos lá por 2 horas + ou -, chegamos a Guarulhos às 10:00 e teríamos de esperar para embarcar para Porto – Portugal, o vôo era somente às 18:30, o coração estava apertado.  No meio da tarde chegaram nossos Amigos, o casal Jonas Emidio e Jiani que também nos acompanhariam nesta nova jornada... a mesma expectativa pude perceber em seus olhos... estávamos todos meio que paralisados, sem realmente acreditar no que estava acontecendo em nossa vida, coisas que somente a mão poderosa de Deus é capaz de realizar... De Guarulhos - Porto, mais uma conexão, Porto – Lisboa, na capital de Portugal tivemos um tempinho, pois, chegamos perto do meio dia e só iríamos para Guiné às 22:00, tivemos então a oportunidade de conhecer um pouco da capital nos arredores do Aeroporto, foi através de um panfleto de turismo a descoberta que o Oceanário ficava bem próximo, resolvemos os 4 ir caminhando, assim podendo conhecer um pouco mais da linda Lisboa ( até onde vimos )... como já havia passado da hora do almoço paramos em um local para comer... e lá encontramos um brasileiro de Rondônia ( não teve como não lembrar do Samuel Souza, amigo de Faculdade que é de Rolim de Moura ), continuamos nosso Tur... vegetação e construções muito bonitas, ruas limpas, pessoas simpáticas e belos edifícios... a visita ao Oceanário foi fantástica, havia várias espécies, o local era dividido pela vida marinha de cada oceano... realmente valeu a pena. No entanto não conseguíamos ver a hora de chegar logo a Bissau... para mim a expectativa de rever os irmãos e conhecer a nossa nova casa.
Primeiro vôo da Gabi

No oceanário em Lisboa

Nossa chegada a Portugal

No aeroporto em Lisboa

Linda a capital Portuguesa
       Depois de mais algumas horas de vôo chegamos a Bissau, capital de Guiné-Bissau... Isso era 1:00 da madrugada no horário local, um pouco ainda perdidos pelo fuso horário, a diferença é de 3 horas a mais do horário do Brasil. Esperamos quase 1:00 para pegar as malas, estava com o coração disparado... mal podia esperar para rever nossos irmãos... ao olhar para a porta de saída do aeroporto consegui avistar o Ricardo, o Sidônio e o Nerson ( que me auxiliaram no Evangelismo em julho de 2010 no bairro do Aeroporto ), com largos sorrisos no rosto acenando insistentemente... confesso que meus olhos marejaram... fiquei muito emocionado ao vê-los alí... não haviam me esquecido e muito menos eu deles. Juntamente com o Pr. Herculano Gomes ( Presidente da Missão ) fomos eufóricamente recebidos, disseram a Gabi: - Você já conhecíamos por fotos! rsrsrsrs... muitos abraços, sorrisos, palavras de boas vindas... carregamos as malas no carro da Adra e fomos em direção a nossa nova casa, agora em Bissau... no caminho a Gabi, Jonas e Jiani já perceberam um pouco do país que vive a noite em uma quase completa escuridão... com iluminação somente nas ruas principais. Os batimentos iam aumentando ao passo que nos aproximávamos de nossa casa.

Entrada da nossa casa

Sejam Bem Vindos!
       Quando chegamos na frente do prédio da Missão, fomos dirigidos ao fundo, onde ficam as Casas de Passagem, que agora seriam nossas casas... todas limpas aguardando nossa chegada, com uma cama e colchões emprestados, também um mosquiteiro ( é essencial na proteção ao mosquito que transmite a malária, ou paludismo como chama aqui ), uma cortina azual na janela deixava-a com uma imagem pitoresca dizendo-nos: - Sejam vem vindos a Bissau! A irmã Lidia ( esposa do Pr. Herculano) já havia providenciado tudo para nossa chegada... já de início tivemos uma notícia maravilhosa, teríamos energia elétrica 24 horas por dia ( Deus seja louvado!!! ), também até nossa casa chegava água encanada ( para usarmos no banho, lavar louças, na limpeza ), isso realmente era uma grande surpresa e uma benção de Deus, pouquíssimos guineenses tem condições de ter energia e água em casa, nós fomos agraciados. Acomodamos as malas, oramos agradecendo a Deus por tudo, nos despedimos do Pr. Herculano, do Ricardo e de noss casal de Amigos, e passamos algumas horas conversando sobre aquilo que ainda parecia um sonho... ainda não acreditávamos completamente!

Nossa cama emprestada e o mosquiteiro
     
       Logo, logo colocaremos mais fotos de nossa nova casa, da cidade, das pessoas... e contaremos como foi nossa primeira semana em Bissau, nosso primeiro Pôr do Sol e Sábado... acompanhem e aguardem!

       Lembrem-se: 
"Entrega teu caminho ao Senhor, confia nEle e o mais Ele fará." Salmo 37:5

2 comentários:

  1. E pensar em todas as comodidade que temos cada um, e nunca estamos satisfeitos, o que pra nós é algo comum e cotidiano, agua ecanada, energia.... En alguns lugares se considera luxo.
    Espero que com acompanhar ainda que seja de longe a batalha de vcs nos sirva para valorar coisas que ate agora nem sequer sabiamos que tivesse valor, devido a que nunca nos falto.

    ResponderExcluir
  2. Estou gostando mto de acompanhar esta experiencia de vcs. Deus seja louvado e continue abençoando este trabalho!

    ResponderExcluir