segunda-feira, maio 16, 2011

Novidades de Bissau...

Bom... muita coisa aconteceu desde o acampamento de Bolama.... Vou tentar relembrá-los para que vocês possam ficar cientes de tudo...
     Já visitei e preguei em todos os grupos que ficaram sob minha responsabilidade, o Grupo de Santa Luzia, Bairro Militar e Aeroporto, com alguns já tive a oportunidade de fazer uma reunião com toda a igreja para traçarmos nosso trabalho daqui pra frente, treinamentos, visitações, programas... tudo para o bom andamento do trabalho...
     Na maioria dos grupos os problemas são os mesmos, não há culto nas noites de domingo e quarta ( somente o Bairro Militar que se reúnem ); não há material disponível para os irmãos ( lições da escola sabatina, meditações, hinários, estudos bíblicos ); as crianças são as mais prejudicadas, não há tipo algum de material pra elas ( lições, ilustrações, incentivos ) percebe-se o esforço das professoras, mas o que elas fazem é cantam e de vez em quando contam uma histórinha bíblica, eu a Gabi estamos confeccionando algumas histórinhas em desenhos no papel sulfite ( que até agora é o único material que possuímos e de fácil acesso aqui )... Estamos tentando ao máximo melhorar o local de adoração já temos planos de confeccionar um quadro para os recados e anúncios da igreja, caixinha de oferas para as crianças, toalhas para as mesas ( a Gabi está pesquisando trabalhos com recicláveis, é o que poderemos usar para confeccionar essas coisas, aqui tudo é caro )... Mas, nos corta o coração saber que as crianças não tem um lugarzinho especial para adorar e louvar a Deus e tão pouco incentivo de histórias, lição, música...
Gabi com crianças do Bairro Militar... sem local e sem material...
      Na sexta feira dia 29 de abril o Melâncton, filho do Pr. Gaspar e da Irmã Alcina ficou doente, os pais haviam viajado e ele estava sob a responsabilidade da Ema ( jovem que mora com a família ), quando viu que o menino não estava bem nos avisou, então eu e a Gabi fomos levá-lo até o hospital para uma consulta, tive de carregar o garoto nas costas mais ou menos umas 12 quadras... quando chegamos lá haviam muitas crianças doentes, uma médica o atendeu e o encaminhou para fazer “análise” ( exames ), tudo isso teve de ser pago ( aqui não há praticamente nada gratuito para a população ), mesmo sendo pouco a maioria deles não possuem esse dinheiro foi R$ 4,00 da consulta e R$ 16 dos exames, o resultado foi paludismo forte ( malária ), o menino deveria ficar enternado, tive então de sair para comprar os remédios ( aqui tudo deve ser comprado, luvas, seringas, soro, etc..., o  hospital não fornece nada, o doente tem de comprar e levar ), fui então a farmácia mais próxima e mais barata e os medicamentos ficaram em R$ 50,00... Neste dia pude presenciar uma das cenas mais tristes que já vi aqui em Bissau, muitas crianças doentes, chorando, amontoadas em um pequeno espaço, quente, crianças pelo chão, onde circulavam gatos e muitas, muitas baratas... a higiene era praticamente zero... crianças pequenas, muitas recém-nascidas, quase todas com malária... uma situação totalmente crítica... de cortar o coração, crianças inocentes, desprotegidas, com suas mães do lado no único lugar que poderiam ficar... aí me lembrei do Brasil, o quanto reclamamos da saúde do país... e comparei... é inevitável... nossa... mesmo diante de tudo que vemos e acontece neste país abençoado chamado Brasil, não tem como comparar... “eles estão anos luz perdidos no espaço” aqui... pois, quando as coisas não acontecem aí, abrimos nossas bocas, lutamos, reclamamos e muitas coisas acontecem.... aqui não, não adianta, não tem outra saída... Enfim, o menino ficou 1 semana internado para poder melhorar, fomos visitá-lo quase todos os dias, levávamos água gelada em nossa garrafa térmica para eles... graças a Deus tudo deu certo no final, mas nem sempre é assim, conversando com o Pr. Manoel Sigá ele me disse que a rádio noticiou que hoje na África morrem mais pessoas pela malária do que pela AIDS, e ele ainda disse que não compreendia como tantos morriam de uma doença curável, sendo que o remédio é tão barato chega a custar R$ 1,50... Nossa!!! Como dizem aqui:  - “Essa é nossa Guiné!”
     No final de semana do feriado de 1º de maio ( caiu em um domingo só que aqui em Guiné quando cai no domingo passa-se para a segunda-feira ) houve um Acampamento para os Aventureiros na Escola Betel, as diretoras Nadia e Lilica nos convidaram para estar lá visitando... estivemos no domingo de manhã e voltamos a noite para realizar um culto com as crianças, passar um desenho bíblico e acabamos realizando algumas atividades recreativas para as crianças, elas ficam muito animadas quando estamos junto com elas, ficam totalmente eufóricas...

Na segunda-feira dia 2 estivemos no período da tarde visitando alguns irmãos e interessados no Bairro Militar, pegamos o Toca toca ( uma van com vários bancos, é um coletivo daqui, só que as pessoas vão entrando e sentando, nos bancos, no colo, ficam muito lotados ), chegamos na igreja os jovens Oceano ( é isso mesmo ), Abel e Nelson já estavam nos esperando para as visitas, estivemos em várias casas de irmãos afastados e também de pessoas que estão estudando a bíblia e na última casa nos encontramos com o Maradona, em todas tivemos a oportunidade de ler a bíblia, falar da palavra de Deus e orar com todos, foi uma tarde muito boa de visitação e ainda trouxemos cajús para nossa casa ( colhidos pelos nossos jovens )...

Ainda tive a oportunidade de junto com o irmão Sambém do Bairro Militar estar vendo um terreno para o possível local da construção de uma igreja neste bairro, fui de Toca toca até o local e esperamos mais ou menos 1:30 pelo responável da câmara para a medição do terreno... o irmão Sambém disse que é um bom local, praticamente no meio do bairro e com vários acessos, o tamanho é 22 m x 25 m... é um ótimo terreno, enorme... eles ainda comentaram que futuramente pode-se até construir uma escola ao lado... o valor é de 3.000.000,00 Francos Cefa, o que dá R$ 15.000,00, agora devemos orar e aguardar possíveis doadores...

Irmão Sambé no possível terreno para a igreja, oremos por esse sonho...

Esta semana foi muito agitada pra nós, decidiram na Escola Betel que realizariam um programa especial para as mães dos alunos na escola e ficou a cargo da Gabi montar todo o programa, ter as idéias, criar as lembrancinhas... e foi uma correria só... ela escolheu uma flor de lótus para entregar como lembrancinhas para as mães e todo o processo desta flor feita de origami leva em média 25 minutos, ela teve de fazer 150, cortar, dobrar, amarrar, ufa... foi difícil, foram muitas horas na madrugada... no entanto depois de toda a correria no domingo fomos a tarde enfeitar a igreja e preparar para receber as mães, eu fiquei a cargo da mensagem especial para elas, montamos um programa com  vídeos, músicas, uma pequena encenação, mensagem especial, entrega das lembranças... disseram que foi um programa pra entrar para a história da Escola Adventista Betel... as mães ficaram impressionadas e emocionadas... a direção e professores ficaram muito agradecidos e graças a Deus tudo saiu em perfeita ordem ( tirando o atraso, na hora que montamos todo o material de projeção ninguém tinha a chave da porta onde estava guardado o som, 1 hora de atraso, bom, segundo o horário guineense estávamos pontuais, o programa foi marcado para 15:30, no entanto, neste horário só haviam  umas 7 mães, chegaram a partir das 16:30 )... a Gabi depois de tanto sacrifício, dedicação e esforço ficou muito Feliz!

Gabi confeccionando a flor de lótus para o dia das mães... que trabalhão...

Assim ficou a igreja... simples e cativante...

Aí estão as flores... compensou o esforço todas as mães amaram o trabalho...

Painel para as mães...

Com toda a direção da Escola Betel..

No sábado a noite que antecedeu o programa das mães havia prometido aos jovens da central que animaria uma noite social com eles e depois sairíamos para realizar uma serenata para as mães da igreja... estava muito cansado, praticamente um “caco” vivo ( quem me conhece bem sabe que não resisto a uma social e a uma serenata ), mas aquele seria um dia em que diria: - “Passo a vez”. Bom, pedi forças a Deus e fui... marcamos para 22:00, ao chegar a escoal onde os jovens em grande maioria já estavam reunidos ( muitos já ficaram após o J.A. ), eles ainda não haviam conseguido ligar o gerador, estavámos todos no escuro, aproveitei o tempo para conversar com alguns jovens entre eles o Napoleão ( faz o 5º ano de Ciências Médicas aqui em Bissau que é como eles chamam o curso de Medicina ), com muito entusiasmo me contou que no próximo ano ele termina e que deseja atuar na área pediátrica... enquanto isso fiz os últimos acertos com o Edigar ( diretor J.A. ) sobre o cronograma da noite,  entreguei a ele algumas lembrancinhas feitas para entregar durante a serenata, então ele me disse que sairíamos 1:00 para a Serenata... às 23:00 começamos a Social Brasileira... muitos jovens, uns 50 no mínimo... animação não faltou, nem o “bolinho sem sal”, “de abóbora faz melão” e tão pouco o “pau rolou, pau caiu”... eles vibram muito quanod estamos na social, são incansáveis... às 12:30 parei... confesso que minha voz já estava no último momento... então sugeri que agora passássemos a Social Guineense ( é muito diferente, cantam, dançam tipíticamente, fazem gestos engraçados, e na maioria das vezes é um duelo entre rapazes e moças )... já eram quase 2:00 e ainda não havíamos saído para a serenata, detalhe, eles estavam fazendo comida para todos... 2:30 disse a Edigar que deveria ir, pois a Gabi estava sozinha e ainda tinha de ajudá-la com as lembrancinhas do dia das mães... mesmo diante de toda comoção para que os acompanhasse na serenata fui para casa e como esperava a Gabi estava a “lutar” com as lembrancinhas... fomos dormir já era quase 4:00 e acordamos às 7:00... Esse sim foi um fim de semana completo!

Social Brasileira...
Social Guineense....
Desafio entre rapazes e moças...

No dia 12 de maio estive em  visitas no Bairro Aeroporto,  no qual aconteceu algo um tanto quanto diferente, algo do tipo que te faz pensar se aquilo realmente é de Deus... Iniciando... o jovem Julião era o encarregado de me acompanhar nestas visitas, combinamos às 16:00, o Toca toca atrasou um pouco cheguei às 16:20, no local combinado do lado da escola onde a igreja se reúne... Julião me ligou dizendo que se atrasou na escola e que demoria um pouco para chegar, aproveitei para convesar com algumas crianças que estavam ali próximas e que vão a igreja aos sábados, também pude ver a Olga, umas das 15 pessoas que foram batizadas ali no ano passado, conversar com ela e incentivá-la a voltar a ir a igreja ( está um pouco desanimada e no último ano morreram umas 4 pessoas da família dela ), enquanto estava lá observei a aula que estava tendo em uma das salas da escola, as crianças aprendia tabuada... quando erravam batiam em suas mãos com uma espécie de cano ( em pleno século XXI, um lugar onde ainda encontramos esses métodos nada educacionais, não podia acreditar ), confesso que fiquei bem chocado com o que vi, crianças de no máximo 9 anos... bom... que cada um tire suas conclusões diante de tudo que já lhes contei do país onde estamos... no entanto não é a esse ponto que quero chegar neste dia de visitas...
   Quando Julião chegou perguntei se ele tinha uma lista de quais pessoas iríamos visitar, então ele me explicou que fazia pouco tempo que morava no bairro e não conhecia ainda onde moravam os membros, mas me disse que achava que deveríamos “Pregar a Palavra”...  parei por um instante olhei para ele e o rapaz continuou...  – “Sim, vamos pregar aos vizinhos aqui da escola”, e já chegou em uma casa onde uma senhora estava sentada... sua abordagem era: “- Boa Tarde”, “ – Somos da Igreja Adventista do Sétimo Dia, a senhora já houviu falar da nossa igreja?”, “- Estamos aqui para papiar ( conversar ) sobre a palavra de Deus”, “ – A bíblia diz que aqueles que conhecem a verdade e a aceitam serão salvos e os que não aceitam estarão perdidos para sempre”... olha... isso sim é coragem missionária... que intrepidez ( como diria meu Amigo Jeanderson )... neste momento interrompi e disse que estávamos ali para convidá-la para nossos cultos especiais que aconteciam todos os sábados pela manhã ali na escola... e assim começamos nossas visitas missionárias...
     Nossa segunda parada foi com dois jovens que estavam conversando embaixo de uma cobertura, foi aí que tudo começou... do nada surgiu um homem ( percebemos que estava um pouco bêbado ), quando dissemos que estávamos ali para partilhar da palavra de Deus ele disse que queria fazer uma pergunta... “- Um militar pode ter religão? Porque o meu chefe disse que o nosso Deus é o país” ( ele é militar e professor de língua portuguesa ). Expliquei ao homem que todos precisamos de Deus, e é Ele que nos deu a vida, que mantêm nossa saúde, que cuida e protege a cada um de nós...  o homem chamado Elcio olhou para mim depois de alguns minutos de explicação e disse: -“Então agora eu sou da sua igreja.” A partir deste momento ele nos convidou a irmos até sua casa para estudarmos a bíblia, durante o caminho ele ia parando as pessoas que ele conhecia e ia dizendo sobre Deus e onde ficava nossa igreja ( as pessoas viam que ele estava alcoolizado ) então achei melhor ir diretamente a sua casa, quando chegamos lá conhecemos seu pai, seu filhinho, ao entrarmos a sua atitude mudou um pouco, aquela euforia toda foi sendo tranquilizada, ele foi se acalmando... naquele momento senti no meu coração que deveria deixar minha bíblia com ele ( sabe quando você escuta a voz do Espírito Santo dizendo: “Faça” ), então perguntei a ele se gostaria de todas as quintas estudar a palavra de Deus conosco, a resposta foi afirmativa, perguntei se ele tinha uma bíblia, ele me falou que só o novo testamento... então disse-lhe que estava lhe oferecendo minha bíblia... ele ficou paralisado naquele momento... escrevi meu nome, telefone, o dia do estudo e horário e o horário de culto no sábado e onde nos reuníamos em seu bairro... anotei seu telefone... e partimos... agora estamos orando... e peço a todos vocês que orem também... muitas vezes não compreendemos como as coisas acontecem, mas Deus tem um propósito para tudo e espero que esse homem tenha cruzado nosso caminho pois precisa de luz em sua vida.
     Depois do sucesso da Gabriela com suas lembrancinhas para o dia das mães as irmãs da igreja estão sempre a procurando para ter idéias ou convidando para realizar algum evento, na quinta a noite a Neuza ( esposa do Ezequiel, tesoureiro da Missão ) veio a nossa casa pedindo que a Gabi as ajudasse com a ornamentação de um casamento que acontecerá no dia 22 ( o  mesmo casamento que estou ensaiando a entrada com os Desbravadores ), pediram idéias, querem lembrancinhas, arranjo para as mesas, para o salão, para a igreja... com certeza a próxima semana será uma correria novamente... mas a Gabi está feliz por saber que as mulheres da igreja já estão confiando mais nela e demonstrando carinho...
     No sábado dia 14 estive no Grupo do Bairro Santa Luzia, tivemos um gostoso culto pela manhã, uma reunião a tarde e o J.A., combinamos que no domingo iríamos até a casa da irmã Nínive ( diretora do grupo ) para ver um terreno para possível compra ( ainda estamos buscando lugares ideais para a construção de igrejas )... A tarde foi um pouco movimentada pra nós tivemos muitas visitas em nossa casa... Oceano, Félix, Dominguinhos, Nelson, Midana, Úmaro... e depois que chegamos em casa tivemos uma reunião com os Jovens da Central para determinarmos as atividades e equipes para o Domingo Total ( um dia todo de Gincanas entre Equipes ), estavam a Lilica, Muna, o Tati, Edigar e o Manu ( amigo não adventista da Lilica ), depois da reunião oferecemos um lanche para os jovens e jogamos Uno...

Reunião com lideres de Equipes para a Gincana J.A. do dia 29-05
     Ontem dia 15 levantamos bem cedo, pois chegou o dia da partida de nosso Amigo e ajudante Ricardo para o Brasil ( foi selecionado entre muitos jovens de Guiné para uma bolsa integral na UNILAB, uma nova faculdade do Ceará que faz interação entre alunos de países de fala portuguesa ), graças a ajuda de jovens Amigos do IASP e também de alguns Amigos Pastores foi possível a compra da passagem e tudo aquilo que era necessário para sua viagem... fomos até o aeroporto para as despedidas ( que nunca são fáceis ), ele é um jovem valoroso sempre nos ajudou no que precisávamos aqui e era o diretor do grupo do Aeroporto ( deixou a igreja que frequentava onde tinha muitos jovens de sua idade e assumiu esse compromisso para ajudar um novo grupo ), que possamos orar por ele no Brasil, nós melhor que ninguém sabemos como é difícil uma mudança destas e como devemos transpor muitas barreiras... Que Deus o abençoe no Brasil Amigo Ricardo!

Amigos da Igreja vão ao Aeroporo para despedida

Que Deus seja sempre o primeiro em sua nova jornada no Brasil...
   No período da tarde estivemos na casa da irmã Nínive... nos entramos com alguns irmãos do Santa Luzia e fomos então conhecer o possível terreno para compra, é um ótimo terreno, enorme, 50 x 44 e custa 3.000.000,00 de Francos Cefa ( + ou – R$ 16.000,00 ), estaremos pesquisando mais terrenos e também entrando em contato com o dono para ver se ele vende apenas metade pra nós... a Mariama ( filha da irmã Nínive ) disse para Gabi que gostaria que ela fizesse um penteado Guineense, e ela concordou então uma das jovens da igreja realizou o trabalho... ao chegar em casa já fui a igreja, marcamos o penúltimo ensaio antes do casamento, ensaiamos então com a trilha de entrada, com a noiva... o ensaio rendeu bastante, espero que no sábado após o J.A. no último ensaio tudo possa ser finalizado... a Gabi esteve com as irmãs da igreja vendo os preparativos para o casamente durante a tarde e um período da noite, enquanto fui ao culto na igreja central ( com a viagem do Pr. Gaspar para terminar seu Mestrado agora estão passando a série do Pr. Luis Gonçalves )... mais um final de semana cheio em Bissau...

E começa o penteado...
E agora ao estilo guineense...
Todos acharam FISH ( Muito bom! )

Roupa e cabelo, estilos tradicionais Guineenses

Também tentei mae inserir a cultura, mas cortar todo o cabelo desta vez ainda não...
Que Deus abençoe a todos!