terça-feira, maio 03, 2011

Aventura na Ilha de Bolama

Segundo nossos irmãos guineenses Bolama é uma das 99 ilhas que o país possui, conhecidas como Bijagós... Bolama chegou a ser capital do país, mas hoje devido ao êxodo rural ( podemos dizer assim ) e também a modernidade, sustenta poucos moradores... como diz uma amigo "Bolama desmaia, mas não morre"...

No porto em Bissau com nosso Amigo Juari...

Na quinta-feira dia 22 levantamos bem cedo, pois devíamos arrumar a mala, suprimento de água e material para a mini série evangelística ( projetor, computador, extensões )... marcamos às 9:00 a saída de nossa casa juntamente com o Ricardo ( um jovem valoroso da igreja que já havia me auxiliado ano passado no evangelismo, logo falarei mais dele a vocês )... como era véspera de feriado deveríamos chegar bem cedo ao porto para garantirmos nosso lugar no Navio ( aqui eles chamam de barco ), pegamos um táxi e fomos... o porto estava abarrotado de pessoas, uma fila imensa na entrada de nossa embarcação... alguns jovens da igreja já haviam ido antes para reservarem nosso lugar... realmente é incrível, sendo o único transporte grande com destino a Ilha de Bolama seus moradores vem até a capital para se abastecerem... levam caixas de alimentos, roupas, calçados, combústivel, animais ( galinhas, cabritos, porcos ) e até mesmo bolos de aniversário e moto... olha... super lotação... agora sei o significado desta palavra ( ônibus de desbravadores em dia de viagem a Campori não chega nem aos pés )... esperamos por mais de 3 horas a partida, e olha que o calor estava de arrebentar e nossa cobertura do sol era uma lona amarela...

Ao chegarmos a Ilha, avistamos uma paisagem bem pitoresca, com algumas construções, barcos de pescadores e muitas pessoas esperando a chegada da embarcação... Lilica ( uma jovem da igreja que trabalha em uma repartição do governo em Bissau ) já havia contactado um amigo da Ilha, o qual veio com uma carretinha para levar as malas, gerador, comida até a Escola Adventista de Bolama, o local aonde ficaríamos durante os 5 dias... quando chegamos comprovamos aquilo que alguns irmãos já haviam nos dito, muitos casarões abandonados ( deixados por portugueses e europeus que moravam na ilha, foram embora e nunca mais voltaram ), boas contruções, que com o passar do tempo foram se deteriorando... também foi nosso primeiro contato com os morcegos... isso mesmo... morcegos... acho que a ilha devi se chamar Ilha dos Morcegos... nossa são muitos ( vou ver se consigo postar o vídeo )... uma árvore cheia deles e fazem muito barulho... vem somente nesta época do ano, para comer as mangas e cajus... depois vão embora, voltando novamente no outro ano... Os jovens nos disseram que ainda não havíamos visto nada.... e tinham razão... a tardinha todos os dias contemplamos a revoada dos morcegos... é incrível!

Chegada à Ilha de Bolama

Revoada de Morcegos

Quando chegarmos a escola fomos nos instalar... somente duas salas haviam sido limpas... os jovens logo se prontificaram a limpar uma outra pra nós ( eles são muito bem dispostos )... armamos nossa barraca ( emprestada do Pr. Jonas ) para nos precavermos de ratos, morcegos e outros animais que existem na ilha... nos acomodamos e fomos ajudar as meninas a carregarem as coisas da cozinha... os irmãos que moram em Bolama já haviam preparado uma gostosa refeição... arroz ( à moda guineense ) com peixe... os jovens preparam suco de ondjo ( é uma flor da região, que secam e depois colocam na água e solta-se o suco, tem um gosto forte, eu particularmente gosto )... fizemos o pôr do sol, conversamos com os jovens um pouco e nos preparamos para dormir... lembrando que estávamos apenas com luzes de velas, celulares e faroletes...

Escola Adventista de Bolama

Salas de aula...

Enquanto isso, os Desbravadores de Bolama, ensaiavam ( no escuro é claro ), a entrada da cerimônia de investidura que aconteceria no sábado pela manhã... é incrível a determinação, garra e vontade desses jovens, ensairam + ou - umas 3 horas direto... sem descanso ( imaginei se fosse no Brasil como seria ), sem conversas, sem bagunça, totalmente compenetrados... um exemplo a ser seguido...

Desbravadores ensaiando no escuro para a Investidura...

A água para lavar a louça era tirada do poço... para tomar banho também ( conseguimos a casa de um antigo professor do Ricardo ), o banheiro é para fora da casa ( um local cercado com madeira, onde se encontra um vaso sobre um piso com azulejos, tudo vai direto para a fossa que fica logo embaixo ) com água retirada do poço em um balde tomamos banho de caneca... haviam também alguns banheiros na escola para fazermos nossas necessidades ( iguais as antigas privadas que encontrávamos em sítios no interior do paraná )... A cozinha é esta da foto, as panelas são enormes, e muita madeira é necessária para abastecer o fogo...

Nadia e Daniela cozinhando...

Daniela prepara o arroz...
     De manhã sempre tínhamos nosso "mata biccho" ou "pequeno almoço" ( desjejum ) onde nos serviam "cú duro" ( pão tipo baguete com uma massa um pouco mais pesada ) com maionese... nossos almoços e jantares normalmente eram arroz ( fazem de várias maneiras, com vários óleos da região, e muito tempero ) e peixe ( grelhado ou frito ), às vezes também comíamos alguma salada e macarrão... a ilha possui muitos cajueiros e magueiras ( não precisa comprar é só colher ) o que para nós foi maravilhoso, manga é a fruta preferida da Gabriela e agora estamos apaixonados pelo sabor doce e refrescante do caju... castanha de caju aqui é muito comum... também existe a "mizeria" ( uma fruta um pouco azeda que parece um pouco com ameixa amarela misturada com pêssego ), "fruta pão" ( eles cozinham e fazem purê doce ou salgado, tem o gosto parecido com mandioca )... também há muito suco natural de caju ( infelizmente não nos arriscamos a tomar, devido a água, só podemos consumir água mineral )... não posso me esquecer de dizer que as meninas cozinham muito bem, e o tempero da comida é muito bom...

Daniela, Tabita, Quézia, Nadia e Muna...
Tabita e Quézia limpando os peixes...

Gabi, lavando a louça...

A programção da igreja de manhã foi muito boa, o Pr. Gaspar que também é Departamental de Jovens e Desbravadores realizou a Cerimônia de Investidura que foi muito legal, + de 15 jovens investidos em líderes... fui responsável pelo sermão da manhã onde falei sobre a Volta de Jesus... a Gabi também contou uma histórinha para as crianças ( não é comum o uso de ilustrações aqui, por isso elas gostaram muito ) no período da tarde ainda tivemos a Santa Ceia e a Cerimônia de lava pés... encerramos as atividades do sábado com o culto de pôr do sol na igreja, onde fiz uma breve meditação.

Em formação para a entrada...
Foto Oficial com o Pr. Branco...
Ortária sendo investida em Líder....
Santa Ceia

Lava pés...

A noite chegou a tão esperada social ( queriam muito aprender a brasileira ) e agitamos mesmo... eles estavam entusiasmados com tudo o que estava acontecendo ( nunca antes os jovens da ilha haviam participado de uma progamação assim ), ficamos umas 2 horas sem parar pulando e cantando... depois fomos projetar um filme para eles ( ficaram muito agradecidos, pois tinham agora um projetor a sua disposição e um filme para assistirem ) o filme que escolhemos é "Do outro lado do céu" ( que conta a história de um jovem missionário que é enviado a Ilha de Toga ), é impressionante como coisas tão simples são tão apreciadas aqui... uma social e um filme... tem um valor inestimável para os jovens... ( e para muitos de nossos jovens brasileiros isso é um programa simples, comum e enfadonho )... o que realmente conta é a vontade de fazer alguma coisa quando se tem tão pouco ( principalmente luz à noite )...

Social Brasileira, muito animada a juventude de Bolama...

Hora do filme...

No domingo fomos até a tabanca ( casa ) da família do Ricardo conhecer sua mãe e avó, e dar-lhes a notícia de que o Ricardo ganhou uma bolsa de estudos no Brasil e que dia 15 eatará partindo para ficar 4 anos longe... elas falam bem pouco português, quase só criolo... comemos caju, maga e até goiaba ( nossa estava com muita saudade de minha fruta preferida )...

Tabanca tradicional...
Na tabanca da família do Ricardo...

Essa é a fruta pão...
Com sua mãe e avó
     Voltamos para a escola e nos preparamos para pegar o caminhão para conhecer a tão falada Praia de Ofir... paramos no caminho para pegar água e tomamos cuidado para não sermos arremessados do caminhão pelos galhos dos cajueiros... a praia é muito bonita de uma água morna e agradável... muitos coqueiros e cajueiros completam a paisagem e muitas pessoas frequentam o local... Passamos horas agradáveis com os jovens, os ensinei a jogar Quarteto e Uno ( nunca tinham ouvido falar antes )... outra coisa que pude ensiná-los foi Queimada ou Caçador como chamam em alguns lugares no Brasil ( realmente gostaram ), o almoço foi levado para comermos na praia, foi uma tarde bem agitada... ainda tivemos a oportunidade de conhecer na segunda a tarde a Praia JP que é bem próxima do porto e de um terreno que pertence a Igreja ( e está lá abandonado, um terreno enorme e ótimo, dizem que quando não se contrói o governo pode tomar )... na terça entramos no mar na parte próxima as embarcações de pescadores.
O caminhão que nos levou...
Parada para pegar água...
Futebol na praia de Ofir...
Foto de recordação...
Unoooooooooooooooooooooooooooooo!!!
Quem disse que guineense não joga Queimada...
     Bom, vou falar para vocês de nossa programação todas as noites na igreja... A temática da Volta de Jesus teve continuidade durante as 3 noites, sendo apresentado os Sinais da Volta, o Milênio e a Nova Terra. Os irmãos respoderam bem a programação, tivemos quase a totalidade durante as noites, sentimos falta das visitas ( acredito que não foram avisados previamente que aconteceria essa programação, assim não estavam preparados )... no entanto gostaram muito, agradecendo e pedindo que eu voltasse outras vezes a Ilha para que tivessem mais programações especiais como essas ( quando se reúnem para o culto a noite usam apenas a luz de uma lanterna )... ter energia, projetor, músicas e um Pr. branco falando é algo totalmente diferente e que os deixa muito agradecidos. Como estava comprometido primeiramente com o Acampamento dos Jovens e aproveitamos a oportunidade para a realização desta programção paralela não tivemos tempo para visitação... no entanto tenho planos de voltar a Ilha com outra programação voltada inteiramente a nossos irmãos e moradores de Bolama... Deus seja louvado que tudo correu conforme o Seu querer!

Aceitação total ao apelo final... Amém!
     Alguns jovens que trabalhavam na terça-feira ( na segunda era feriado, outra coisa interessante aqui em Guiné, quando o feriado cai no domingo automaticamente passa para a segunda ) já haviam ido embora, ficamos sabendo que a canoa ( um barco pequeno ) partiria às 5:00 da madrugada... acordamos às 4:00, sob a luz da lanterna arrumamos todas as nossas coisas e fomos até o porto acompanhados do Ricardo que iria conosco, ao chegarmos ao porto tivemos de esperar pois estavam carregando vários sacos de castanha de caju... partimos depois das 6:00... foi uma viagem tranquila e agradável ( apesar de termos de ir sentados em cima dos sacos, não havia espaço no barco ), foi a primeira vez que sentimos frio em Guiné, a brisa do mar nos pegou de surpresa e não estávamos preparados... a canoa vem é mais rápida chegamos a Bissau com 2:30 de viagem... já estávamoscom saudades de nossa casinha...

A experiência na Ilha foi muito positiva, conseguimos nos aproximar e familiarizar mais com os jovens... foram vendo que não somos tão diferentes deles ( alguns tem muitos bloqueios com brancos, acham que somos de outro mundo, que todos os brancos são iguais ), ao dormirmos no mesmo local, participarmos com eles, estar todo o tempo juntos fez com que vissem que viemos para cá para realmente com um propósito único e que eu e a Gabi gostamos de estar com eles e fazer o que eles fazem... viemos direcionados por Deus para ajudar no crescimento da igreja...

Pouco a pouco também estamos aprendendo o criolo, é muito difícil ( "i dificí" , como dizem aqui ), alguns nos cobram isso, mas, a maioria nos elogia pelo esforço e dizem que pelo pouco tempo que estamos aqui já progredimos muito ( nas próximas postagem vou colocar algumas palavras em criolo para vocês verem como é essa língua nativa )...

Nestes dias em Bolama tivemos a oportunidade de valorizar ainda mais a água e a luz... com aquele calor gritante você ter de tomar água ao natural ( e dependendo do local onde estávamos não tínhamos levado nossa água ) e não poder beber da água que tem ali e uma sensação horrível ( valorizem a água que possuem é um bem inestimável )... e a energia elétrica então... nossa... ter de fazer tudo as escuras... quando ia anoitecendo já nos dava uma angústia ( principalmente em mim que tenho problemas de visão )... ver que eles cozinham, tomaam banho, se movimentam de lá pra cá, tudo no escuro... olha realmente para nós é um desafio... posso compreender um pouco mais quando Jesus disse que somos a Luz do mundo... quão é importante ser Luz...

Nossos laços de Amizade estão cada vez maiores aqui, os jovens gostam muito de estar conosco, nossa casa vive cheia de pessoas, sempre nos visitam, nos ligam, mandam mensagens no tele-móvel ( celular ), nos convidam para programas ( querem que sempre façamos J.A., social, bincadeiras )... nos procuram para aconselhamento, e onde nos vêem na rua nos gritam, se aproximam... é maravilhoso ver esse amor entre irmãos que rompe as barreiras de cor, idade, nacionalidade e distância...

Agora que temos sua Amizade e confiança podemos discipulá-los, já temos muitas propostas de trabalho com eles e pouco a pouco estamos colocando em prática. Com as bençãos de Deus muitos conhecerão o evangelho neste país, levado pelos valorosos jovens de Guiné-Bissau!

"Amarás o teu próximo como a ti mesmo"