sábado, novembro 03, 2012

Soldados de Jesus... Sonho Realizado!

         Desde quando chegamos a Guiné temos nos empenhado muito no trabalho relacionado aos Desbravadores… no início tínhamos um objetivo traçado, conseguir  uniformizar os nossos jovens para assim poder desmostrar ao país quem eram os “soldados” de Cristo.
         Sabíamos que não era uma tarefa fácil conseguir doações para confecção de 100 uniformes completos ( sabendo que os emblemas bordados tem um custo alto ). A confiança e a certeza de que Deus nos guiaria neste sentido continuou fazendo parte do nosso trabalho e de nossas orações. O valor que precisávamos era de de aproximadamente R$ 7.200,00 para comprar todos os emblemas, tecido e feitio das roupas… diante do recursos que tínhamos e olhando para outros projetos que no momento eram prioridade era algo praticamente inalcansável ( muitas vezes não encontramos doadores para alguns projetos, alguns acreditam que algumas coisas não são tão relevantes quanto outras ).
         Quero lembrar-lhes que aqui em Guiné nossa Igreja é composta por mais de 95% de juvenis e jovens e essa é nossa frente de trabalho…  através do Clube de Desbravadores já conquistamos muitas almas para Cristo e é através do Clube de Desbravadores que Jesus será conhecido e a Mensagem de um Salvador crucificado, ressurreto e prestes a vir será levada ao nosso povo.
         Como Deus é maravilhoso… e como ele usa pessoas especiais, as quais muitas vezes nem nos conhecem, nunca nos viram, mas acreditam e apoiam nossa Missão. Pessoas que usam as bençãos que recebem de Deus para abençoar a vida de outros. Isso me leva a afirmar cada vez mais que: “Missão é feita com os pés daqueles que vão, os joelhos daqueles que ficam e as mãos daqueles que ajudam.”
E no dia 22 de setembro de 2012 marcamos mais uma data na História da Igreja Adventista do Sétimo Dia e do Clube de Desbravadores em Guiné-Bissau… Uma Cerimônia maravilhosa onde mais de 60 juvenis e jovens foram oficialmente recebidos por seus Clubes como membros. Os Clubes “Embaixadores de Cristo”, “Estrela da Manhã” e “Tigre” comandaram essa maravilhosa programação, onde mais um Sonho se torna Realidade.
        O momento foi realmente marcante, era a primeira vez que eles colocavam sua “armadura”, nossa… eles estavam muito, mas muito felizes, a alegria era tanta que eles não se continham com os sorrisos. Sabem o que é se ter orgulho de algo? É isso que vi em nossos Desbravadores naquele momento, queriam mostrar para todos que eles são Desbravadores, andavam pelas ruas como se estivessem flutuando. Todos rigorosamente alinhados em seus trajes ( aqui ainda se passa roupa com ferros que usam carvão ), cabelos impecáveis e sapatos totalmente engraxados.
         No entando, o momento que mais me emocionou foi ver cada um recebendo o seu lenço, poder olhar nos olhos deles e ver ali a felicidade e o agradecimento por tudo aquilo que estava acontecendo, não há dinheiro algum no mundo que pague essa expressão, são em momentos como esse que Deus confirma nosso chamado para a Missão, momentos que temos a certeza que mesmo diante das adversidades, das lutas, dos obstáculos valeu a pena ter continuado, lutado e ter feito.

     
       E naquela Cerimônia eles reafirmaram seu compromisso com o “Líder Maior”, depositando sua vida e seus talentos nas mãos do Senhor através do juramento que fizeram em ser fiéis Desbravadores. Jamais esqueceremos esse momento!
         E a alegria não poderia parar… já estávamos a mais de um mês treinando uma Ordem Unida especial para o Desfile de 24 de Setembro – Dia da Independência da Guiné-Bissau, e o tão esperado dia chegou. Logo de manhã antes das 7:00 já tínhamos Desbravadores na nossa casa, para juntos podermos ir ao local do desfile.
         Confesso que esperava que o retorno fosse positivo, mas, não tanto quanto foi. Foram umas 3 horas de espera para o início e mais umas 3 do começo ao fim do Evento debaixo de um sol em torno de 40º ( fiquei vários dias com a marca do meu chapéu na testa ).
         Foi lindo! Ver tantos Desbravadores jutnamente com os Aventureiros, uniformizados desfilando alegremente pelas ruas principais de Bissau. Foi tanto esforço, dedicação e treinamento… Deus nos abençoou muito. As pessoas quando passávamos e realizávamos as evoluções aplaudiam ardentemente e gritavam e assobiavam… olha, durante tantos anos como Desbravador acredito que nunca vi uma reação desta em algum desfile do qual vi ou participei.
         Tivemos a oportunidade mesmo que rápida de nos apresentarmos para o Presidente e toda a liderança do País… criamos uma evolução onde embaixo dos uniformes haviam camisetas com letras vermelhas pintadas, ao seguirmos o comando da evolução eles perfilados abriram as camisas da farda e lá podia-se ler : DEUS AMA GUINÉ.
         O desfile foi transmitido em rede nacional de televisão, e fomos o comentário do país por vários dias, nos bairros onde os Desbravadores moram, nas escolas, no comércio, por onde passávamos as pessoas nos eleogiavam e nos davam parabéns pela apresentação. O povo naquele dia pode conhecer melhor quem eram os DESBRAVADORES da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Deus seja louvado!
         Depois do desfile fizemos uma surpresa a todos nossos amados, os levamos a um lugar para que pudessem comer hambúrguer. Com raras excessões eles nem sabiam do que se tratava, não podem imaginar a felicidade deles ao receber cada um o seu hambúrguer e um refrigerante ( aqui as situação financeira é realmente triste e infelizmente eles não tem acesso a esse tivo de “regalia”, para terem uma idéia cada lanche e refri ficou + ou - R$ 7,50 ) e como ficaram gratos e imensamente satisfeitos com aquela surpresa. Algo que aos olhos de muitos é tão simples e insignificante, mas que aqui para nós e para nossos jovens é algo para ficar marcado para sempre. As vezes não imaginamos como é fácil proporcionar momentos de felicidade para o próximo, um simples e “barato” gesto faz uma diferença gritante. Deus nos deu a oportunidade para realizarmos isso, agradecemos a ele por isso.
         Continuando nossa intesna atividade, no domingo seguinte, dia 30 iniciamos oficialmente as atividades de alguns Clubes com uma Gincana das Cores envolvendo mais de 100 Desbravadores. Foi um dia muito descontraído, onde os novos ingressos puderam participar de várias atividades. E assim começamos com muita energia as atividade do período 2012-2013.














2 comentários:

  1. O trabalho de vocês é maravilhoso! Deus seja honrado! Muitas vezes nós temos preguiça de ir ao clube num Domingo de manhã mas essas fotos servem como um grande exemplo e incentivo! Que Deus abençoe vocês ricamente em todo esse ministério!

    ResponderExcluir
  2. Vocês são o maximo, convosco não existe tristeza. Os adventistas da Guiné-Bissau nunca esquecerão de vocês

    ResponderExcluir