domingo, dezembro 11, 2011

Matérias no site da USB... divulgando nossa Missão.

Missão Global

28/11/11

Missionários visitam igreja de Ribeirão Claro

O casal brasileiro trabalha em Guiné-Bissau, na África.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia de Ribeirão Claro recebeu no último sábado, dia 26 de novembro, o casal de missionários brasileiros em Guiné-Bissau: Rodrigo e Gabriela Assi. O pastor Rodrigo vem desenvolvendo projetos para ajudar a comunidade adventista naquele país onde a pobreza predomina. "Foi uma satisfação receber os missionários em nossa igreja. Vale a pena ajudar os projetos evangelísticos, mesmo com pouco dinheiro, porque para eles fará um grande diferença", afirma Wagner Gabriel, colaborador.
Guiné-Bissau possui apenas 5% de cristãos, a maioria da população é muçulmana ou animista. A igreja de Ribeirão Claro está ajudando o evangelismo no país africano apadrinhando crianças. A ajuda é feita sob a quantia mensal de 10 reais, as crianças que recebem a ajuda devem estudar na Escola Adventista de Guiné-Bissau. "O pastor explicou que naquele país se não houver o pagamento de 10 reais, a criança não pode estudar, nem nas escolas do governo", relembra Wagner.
Outro projeto desenvolvido pelo casal é a compra de kits no valor de 25 reais. O kit inclui Lição da Escola Sabatina para o semestre, camisetas para os Desbravadores da igreja no país africano e a organização de uma ceia de Natal. De acordo com Wagner Alves Gabriel a igreja de Ribeirão Claro ajudou com 45 kits. "Se alguém quiser conhecer os projetos, como é a igreja em Guiné-Bissau e se emocionar com as histórias, visite os blogs mantidos pelo pastor", conclui Wagner Gabriel.
por Patricia Ferreira
Associação Norte ParanaenseEvangelismo

09/12/11

Missionários em Guiné-Bissau visitam escritório da USB

De passagem por Curitiba, eles contaram sobre a realidade sócio-econômica do país e sobre os maiores desafios evangelísticos na região.


Há oito meses o pastor Rodrigo Assi e a pedagoga Gabriela Assi, que exerciam o ministério no Paraná antes da mudança para África, atuam como missionários em Guiné-Bissau, país com o 6.º menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo. De passagem por Curitiba, eles falaram na manhã desta sexta-feira, 09, para servidores da União Sul-Brasileira sobre a realidade sócio-econômica da nação e comentaram os maiores desafios evangelísticos nesse território.
O número de adventistas no País ainda é pequeno, totalizando 700 membros, o equivalente a 0,1% da população. Cinquenta por cento dos habitantes são animistas (cultivam crenças tradicionais africanas), 45% praticam o islamismo e 5% são cristãos.
A Educação Adventista é a principal frente evangelística na região. "Os pais matriculam os seus filhos por ser uma escola de qualidade e aos poquinhos a gente vai evangelizando esse grupo através das meditações, das capelas e outros programas espirituais. E as crianças vão passando para as famílias", conta Gabriela, que leciona em uma escola adventista.
A área educacional no país africano enfrenta muitas limitações. "Muitas escolas fecham por falta até mesmo de carteiras. Alunos param os estudos porque não têm dinheiro sequer para adquirir caderno e caneta. Em algumas escolas adventistas a mensalidade custa 5 reais e, mesmo assim, a maioria não têm condições de pagar", relata o pastor.
Da mesma forma que há urgência na construção de prédios escolares cujas instalações ofereçam condições melhores para a aprendizagem das crianças, levantar igrejas também é outro grande desafio regional.
"Nós temos seis grupos na capital [Bissau] e o nosso sonho é agora construir igrejas. Nós já conseguimos doação para o terreno - em janeiro ele vai ser comprado. Cada igreja custará 25 mil reais, um valor muito baixo em relação ao custo de construção no Brasil", observam.
Em viagem ao Brasil, o casal deseja levantar mais recursos para a construção destes templos. "Na cultura local, as pessoas valorizam muito a existência de um templo próprio para a adoração. Se tivermos igrejas próprias, mais pessoas vão ser atraídas para o evangelho. Muitas delas perguntam porque temos que adorar em locais improvisados, como escolas, por exemplo", ressalta Rodrigo.
Além de ajuda para a construção de igrejas, os missionários reúnem também literatura para evangelizar no país de fala portuguesa. "Os livros são muito escassos lá. Por isso, é muito comum as pessoas anotarem cada palavra dos sermões para poderem estudar mais em casa", informa. Nas próximas semanas, um container sairá do Brasil com doações de livros, revistas, folhetos e estudos bíblicos.
O projeto missionário empreendido pelo casal na República da Guiné-Bissau está recebendo o apoio da Associação Central-Paranaense, onde Rodrigo atuou como pastor antes de deixar o Brasil.
Saiba como ajudar
Mesmo com a dificuldade de acesso à internet na região, Rodrigo e Gabriela mantém um blog por meio do qual divulgam suas ações missionárias. Você pode conhecer mais sobre como é ser missionário num país estrangeiro e saber também como pode fazer a sua doação para ajudar a evangelizar a região. O endereço é: http://missionariosalemmar.blogspot.com/.
Para aqueles que desejam passar por experiência semelhante, a página traz informações importantes.

por : @marciotonetti
União Sul-Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário